Palavra e Oração

Reforma Protestante

As escrituras foram a base de Martinho Lutero, acompanhado de Calvino, e de muitos outros para a Reforma Protestante.

As mudanças sócioculturais, econômicas e teológicas decorrentes do Protestantismo europeu do século 16 reescreveram a trajetória de diversos povos, exigindo-se uma releitura da cristandade europeia a partir de suas origens bíblicas. Os reformadores luteranos, anglicanos e calvinistas esboçaram uma caminhada em direção ao cristianismo primitivo, em busca da narrativa bíblica, à compreensão da graça divina e da salvação e à liberdade de consciência. De fato, esse retorno à Bíblia teve significado muito além do universo religioso, através dos cinco ‘solas’, no centro da Reforma Protestante fundamentados nas noventa e cinco teses de Lutero:


1. Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus) – Este é um dos pilares da Reforma Protestante, afirmando que o homem foi criado para a glória de Deus. Fomos criados para dar glória a Deus em tudo que fazemos, e destinados à glória de Deus. O plano eterno de salvação dos homens já contemplava a glória de Deus (Ef 1.4-6). A vida do cristão é vivida diante de Deus e sob Sua autoridade. Isso é para a glória de Deus. “A ele seja a glória eternamente! Amém”. Romanos 11.36.


2. Sola Fide (Somente a Fé) – A salvação é um presente que Deus nos dá e isso se efetiva somente por meio da fé, jamais pelas obras humanas. Lutero compreendeu que não eram as penitências, sacrifícios ou compra de indulgências que podiam livrar o homem da condenação eterna, mas a graça de Deus através da fé em Jesus Cristo (Ef 2.8). Após meditar no texto de Rm 1.17, que diz: “o justo viverá da fé”, Martinho Lutero percebeu que a justiça de Deus nessa passagem é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé, e não uma conquista humana.


3. Sola Gratia (Somente a Graça) - O Salmista Davi, numa oração de profunda busca por Deus, declara: Porque a tua graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam (Sl 63.3). Ninguém pode ser salvo por mérito próprio, por obras, penitências, sacrifícios ou compra de indulgências. Somente pela fé em Jesus Cristo o ser humano pode ser salvo. E até mesmo a fé, que habilita o ser humano a receber o dom da graça, é dado por Deus (Ef 2.8). Nenhuma obra, por mais justa e santa que possa parecer, poderá dar ao homem livre acesso à salvação e ao reino dos céus. Isso somente ocorrerá pela graça de Deus. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria". Ef 2.8 e 9.


4. Solus Christus (Somente Cristo) - Sobre este tema, os Reformadores reafirmam que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória de Jesus Cristo. Sua vida sem pecado e Sua expiação, por si só, são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. O homem nada poderá fazer para sua salvação, pois Jesus Cristo realizou a obra da redenção ao ser sacrificado na cruz do calvário, vertendo o Seu sangue como sacrifício por nossos pecados. "E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" At 4.12.


5. Sola Scriptura (Somente as Escrituras) - Nós, os cristãos reformados, cremos que as Escrituras Sagradas são a única regra de fé e de prática. É isso que lemos em 2 Tm 3.16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus, são instrumentos de revelação da vontade de Deus para nossa vida. Ao lê-la somos iluminados pelo Espírito Santo para entendê-la. “Não são as experiências que julgam a Bíblia, mas a Bíblia que julga as experiências. A igreja não está acima da Palavra, mas é governada por ela” (Rev. Hernandes Dias Lopes). Martinho Lutero escreve: "Então, achei-me recém-nascido e no paraíso, todas as Escrituras tinham para mim outro aspecto, perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a justiça de Deus".


Celebrar a Reforma Protestante é retornar aos seus princípios originais, assim como os reformadores voltaram à doutrina dos apóstolos, as quais eram baseadas na Palavra de Deus.

É tempo de resgatar, também, o lema dos reformadores: Igreja reformada sempre se reformando.